segunda-feira, 5 de abril de 2010

Esquete:A carne ainda lhe é fixa nos ossos?

(De Sylvio Moura)

Palco vazio entra uma mulher mal vestida e desgrenhada, ela observa cada pessoa na platéia com uma mistura de curiosidade e nojo, se possível deixando a platéia desconfortável até que comece a falar.

Mulher Carianbalau nietelebeleiete!!! (Ofegante) Eu, vejo um novo começo de eras, cabulo uxum, demaloae, demoe, de gente fina, elegante e sincera, cantibiuram sebodu ada nono, com afinidade pra dizer mais não do que sim... (pausa) O tempo voa (ri), escorre... (pausa) Tempo? (ri) Temos algum tempo? (pausa) O que é tempo? O tempo o que é? O tempo é algo contável? Podemos contá-lo? Podemos dividir o tempo? Como?! Marcando o tempo em relógios? (ri) Separando por dias? Meses? Ou por Estações? Claro, por anos! Ou por vidas? Alguém me diga como saberemos separar o tempo? Se um ano pro homem, são sete para o pobre cão? (pausa) E se alguns vivem cem anos e outros, bem... Nem tem tempo para viver. (pausa) Mas nós que aqui estamos teremos mais tempo do que só o hoje e o agora! Mais que um misero segundo. Não é? Temos tanto tempo quanto o tempo permitir termos. Viveremos ainda tantos anos. Então, não se arrependam meus filhos, pois ainda não é chegada a hora do julgamento! Aproveitemos os prazeres da carne, toque no meio das pernas daqueles que sentam ao vosso lado, sintam o prazer de serem tocados, masturbem-se e sejam masturbados, aproveite os prazeres da carne enquanto a carne ainda lhe é fixa nos ossos. Aproveitemos para fugir dos olhos de Deus e deitemo-nos nas cavernas obscuras da falsidade humana! Tenhamos os prazeres da carne e da alma! Esqueçamos responsabilidades! Gozem; gozem; gozem; raaa gozem radixs; (em estase) gozem!!! Ratrobouluantumtobolomaiotêbelietisgo!!! (volta ao normal) Depois comam (pausa), se empanturrem de comida fresca, esplodam comendo todos os bons alimentos que Deus criou e que a ciência reinventou, guardem cada centavo que vossas mães têm a vos oferecer, sejam ricos até que vossas almas sejam podres e nojentas, tenham tudo o que puderem carregar, destruam seus inimigos sem o receio de ter que perdoar, suguem tudo o que a terra tem a vos oferecer, aproveitem, pois ainda não é chegado o dia do julgamento! Cometam todos os 70 pecados capitais! Se entorpeçam, se alimentem, usufruam, curtam, joguem, apostem, dominem, vivam! E foda-se quem quiser viver. Curiosos pela minha presença aqui? (ri) Devo-lhes dizer meus motivos? Vocês querem me entender? Ou estão tentando fingir que não me entendem? Devo apresentar-lhes minhas “verdades”? (ri) Eu apenas vejo, e eu vejo um novo começo de eras, vejo no poente da amargura cristã, uma nova era de calor e brilho, de noites claras e quentes, com o cheiro de corpos ardendo nas novas fogueiras inquisidoras. Pai contra filho, filho contra pai, irmão contra irmão, um sentimento de amor e preconceito renovado de cada dia, em que escondidos em vestes longas de vaidades, bem costuradas, se disfarçam numa torrente festa de máscaras, escondendo suas faces deformadas e corruptíveis. Parem! (pausa) Culpemos o outro, (ri) não aceitemos que a culpa seja nossa, afinal, eu sou apenas um jovem freqüentador de igrejas, que doou mensalmente o MEU dízimo, faço parte do grupo de ajuda ao jovem infrator, ajudo a velhinha á atravessar a rua, doou roupas aos necessitados, não vejo revista de mulher pelada, doou esmola ao mendigo, não chamo negro de macaco, nem branco de azedo, nem gordo de baleia, nem mulher de frágil, não brigo com vizinho, nem bebo até cair, replanto árvores, só uso papel reciclado, jogo lixo na lixeira e sou um cidadão respeitável, nunca comi minha prima, nem minha vizinha, eu nunca dei pro meu chefe querendo aumento salarial, nem nos meus mais tenebrosos e desejosos pensamentos... (ri histericamente) eu cometi algum pecado. (pausa histérica) Fujamos do compromisso de ser-mos nós... (pausa) Digo... (pausa) EU, Diga: eu. O culpado pelo mundo deformado que nos cobre, e que nos corrói. Que culpa tem EU, por um mundo violentado e violento, estuprado pelo pênis dos Burros, sugado pelos carrapatos, que secam todo o fluído vital da terra e transformam florestas verdejantes em desertos escaldantes, deixando um rastro de desolação e morte, que culpa tem EU! Por existirem na História humana, milhares de outros homens, que esganiçaram essa terra! Que responsável sou eu por este mundo?! Eu apenas vivo aqui... (ri forte) não é? (pausa; resmunga) Vivo; (pausa) vivo? Até quando eu vivo? Até Deus deixar? Até Deus permitir? Até o mundo acabar? Ate mais nada se puder fazer? Até! Até, até; Humanos; Patéticos, humanos que vêem novas eras, esperançosos por mudanças... Mas não se preocupam em mudar a si!!! Vocês não mudam a si mesmos, e querem que o mundo mude?! Revivem diariamente os mesmos erros de ontem e de ante ontem e de antes de ante ontem... Não, espere! O deiê baluaté, baluaté, o deiê baluaté! Não, não são os mesmos erros de outrem. Antes atacávamos pedras, agora botamos em câmaras de gás ou cadeiras elétricas, o que era escravo, agora é assalariado, o que antes era negrinho, agora é marginal, mas porque todo negro é marginal?... Bruxas! Cantábalaio! Bruxas; Mulheres recalcadas por não terem um pênis para si; (ri e para der repente) antes brigávamos com as mãos por nossa honra, agora se resolve tudo com o chumbo ardente, e a honra? Honra?! Que honra? O que é honra? O que são palavras nas bocas de homens insanos? Racismo, machismo, feminismo, nacionalismo, terrorismo, vandalismo, o time do meu coração! O que EU tenho com isso? Otrobaloie (cospe no chão) O que resta para nós, o que fiz EU para me sentir culpado? Não fizemos nada, nada, talvez seja isso. Não nos preocupemos, coloquemos um olho de boi dentro do copo com sal e atrás da porta, tomemos o copo d’água, que ficou na frente do rádio na hora da oração, tomemos banho de arruda com boldo, para limpar e fechar o corpo, levemos alho na bolsa para nos proteger, tiremos toda a culpa das costas e sigamos esta nova era, de desejos e felicidades. Vivamos sem o medo de ser-mos felizes, pois ainda é carnaval. Sejamos Cegos, surdos, mudos e mentirosos! Ignorantes! ; Gente fina. Elegante. Sincera... (Sai).

Um comentário:

  1. Estou feliz pelo blog... Espero que as pessoas gostem do seu trabalho... sabe que sou sua fã...

    bjss eternosss!!!!

    ResponderExcluir