segunda-feira, 5 de abril de 2010

Esquete:“Essência Viva em Paginas Mortas”

De Sylvio Moura

Idéia de cena: local fechado com vários livros (ou tudo imaginário) em que á livros por todo o espaço formando cadeira mesa e objetos cênicos em geral alem de canetas e cadernos de anotação, em cena encontra-se Astrogildo, jovem, mal arrumado de porte físico descuidado assim como as roupas, ele anda de um lado para o outro fazendo pesquisa e fazendo anotações como se mais nada importasse alem de seus estudos.

Astrogildo (Lendo o Dicionário) Deus: Um; Ser infinito, perfeito, criador do universo. “Com inicial maiúscula” Dois; Nas religiões politeístas divindade masculina superior aos homens, Senhor do destino e da vida. (anota; procura em outra letra do dicionário) Mor: sincopada de maior. Sincopada? (procura em outra letra do dicionário) Sincopada... sincopada... sincope... Sincopar?... Sincopar: Um; Gramática. Suprimir letra ou silaba de. Dois; Mudar o ritimo de. Ou seja! Deus-Mor é Deus maior!!! Interessante. (ainda lendo coisas em livros sem olhar a para quem fala) ola? (Pausa) O que foi? Pensou que eu não tinha te visto ai? (riso contido) claro, é sempre assim, acham que estou tão compenetrado nas minhas leituras que não posso dar atenção para uma outra coisa ou pessoa. Tudo bem eu já estou mais que acostumado com isso. Isso que você deve estar se perguntando não é? Há isso de focar em duas coisas ao mesmo tempo, leitura e... Bem qualquer outra coisa. (riso contido) Como se eu fizesse muitas outras coisas. (pausa) Olha só! Cadê minha educação? Prazer Astrogildo. Sente-se, por favor. Mas cuidado! Cuidado com os livros que se encontram sobre, e sob o sofá. É que eu não gostaria de, machuca-los, não, não digo do senhor, digo dos livros!... Sim os livros, Claro que eu não os considero seres vivos, não, não. Mas quando se tem como único amigo seres fiquiticios ou inanimados, - INANIMADO; UM: QUE NÃO TEM VIDA; DOIS: QUE NÃO DÁ SINAL DE VIDA. você começa, á considera-los, seres pensantes, vivos! Pois sim, para mim, os livros têm alma! Mais que todos os organismos vivos da face do planeta! E nos coloco, eu e você, o homem como o todo, menor e menos vivo que os livros! Pois sim!? Porque não? Afinal, o que são os livros?! Palavras? Reles palavras? PALAVRA; UM: SOM OU COMBINAÇÃO DE SONS QUE TEM SIGUINIFICADO E FORMA UMA UNIDADE LINGÜISTICA INDEPENDENTE; DOIS: REPRESENTAÇÃO ESCRITA OU IMPRESSA DESSE SOM OU COMBINAÇÃO DE SONS. Pois afirmo amigo, que um livro concentra em 300 paginas, o conhecimento de 100 homens, ou a mais pura poesia vista, e o que é poesia alem da essência viva do poeta. Se toda poesia é viva. Um livro que contenha em si mil poesias não estaria mais vivo que o poeta que as escreveu? E afinal o que é mais rendoso? Um tomate ou uma lata contendo o estrato de vários tomates? Não seria o livro o estrato da essência viva do homem? Quantos homens escreveram para se tornarem imortais? Quantos possuem uma biblioteca em suas cabeças? E quantos escreveram o suficiente para criar uma biblioteca! BIBLIOTECA; UM: COLEÇÃO DE LIVROS CATALOGADOS; DOIS: SALA OU EDIFICIO ONDE SE ENCONTRA ESSA COLEÇÃO. Quem é mais sábio? Aquele que escreve um livro? Ou aquele que o lê? Se quem o lê, lê mil livros e quem escreve apenas escreve um, quem é mais sábio?(Pausa; Para si) talvez aquele que não saiba ler... (Voltando á si) Perdão, não é que eu queira assustá-lo, mas quando eu falo de livros... Me torno... Torno-me um... Uma besta culta. Um tolo intelectualizado. BESTA; UM: QUALQUER ANIMAL QUADRÚPEDE DE GRANDE PORTE DESTINADO AO TRANSPORTE DE CARGA; DOIS: ANIMALIDADE DO HOMEM E SEUS INSTINTOS; TRÊS PESSOA RIDICULAMENTE PRETENSIOSA OU PEDANTE, QUE A TODOS CAUSA INCOMODO SÓ PELA PRESENÇA. É que como passei mais de 80 por cento da minha vida enfurnado na frente de livros... Sim mais de 80 por cento, mais exatamente 81 por cento de minha vida bruta, bruta no sentido de sem o devido desconto, ou seja o total, afinal se considerarmos que: um dia tem 24 horas, um ano tem 365 ou 366 dias quando bissexto e eu em 26 anos passei por 6, tenho um total de 227904 horas vivos, porem comecei a ler aos 5 anos o que dá menos 43824 horas, num total de183936 horas lendo, logo tenho 81 por sento de vida em frente a livros, porem se tirarmos as 8 horas de sono e mais umas 3 para situações variadas por dia, poderia dizer que vivi, aproximadamente... 79624 horas da minha vida, entre livros, o que dá míseros 35 por sento do total que eu vivi até agora com um livro nas mãos, mas seria mentira essa afirmação, afinal raríssimas são as vezes em que chego á dormir 8 horas noite, e somente paro de ler para tomar banho, o que me leva a crer, que devo ter passado um pouco dessa conta, mas toda essa informação é completamente inútil, não concorda? De que importa passar mais de 80 por sento da minha vida vivida... Vivida em termos devo esclarecer... em frente á livros, se nada disso me ajuda com todo o resto, que resto? Com á mais difícil de todas as ciências! Á ciência humana, sim, conviver com todos os seres humanos é talvez uma das formas mais aterradoras de que tenho ouvido falar. Disseram-me que se eu detivesse conhecimento suficiente para entender o ser, seria o mais abio em qualquer coisa que eu tentasse, mas acredite meu caro amigo! ISSO É A MAIS PURA CALUNIA!!! Meu caro, eu venho estudando cada livro que me chega às mãos á anos e, no entanto veja minha situação. Queria ser poeta, no entanto sou o um dos melhores administradores de computação que já se ouviu falar no mercado atual. Mas com o perdão da utilização de tal verbete, FODA-SE!!! EU QUERIA SER POETA!!! Porem, meus pais e mestres diziam – me sempre. Com uma mente tão brilhante assim? Você não pode jogar “seu futuro” numa profissão “sem futuro” como essa, seja Administrador de Sistemas! “É o futuro!!!” Como diria um outro poeta já falecido, se é que foi ele o autor da frase, Eu Vejo o “Futuro repetir o passado” sabe tudo que aprendi neste emprego? Sabe qual a coisa mais importante que aprendi? Veja essa biblioteca! Sabe quantos livros tem aqui? Consegue imaginar quantos livros eu consegui colocar nesta biblioteca dês dos meus cinco anos de idade? 189384 livros dês de assuntos como as teorias filosóficas de Aristóteles, até poesias escritas por Maria Fernanda Pinto. Pois foi isso que aprendi com computadores, que toda essa informação, cabe em 48 por cento de um disco rígido de porte médio. 189384 livros em um computador agora sabemos quem é o mais inteligente, não concorda? (Ri; Pausa) Sabe o que mais, não importa quantos livros eu leia, nunca tive um amigo humano, digo humano, porque os livros são verdadeiros companheiros! Não acha? Se não são... Não, com certeza eles são, tem que ser, são tudo o que tenho. (Aos prantos) Tudo! Tudo!!! (Pausa) Sabe qual é o nome do meu filho mais novo? Não? E do mais velho? Você não conheceu minha esposa? Não?! (Ri) Nem eu! Pois é assim, neste mundo. Quem amaria um obeso leitor quatro olhos que só pensa em livros? Não á louca no mundo. E se existe, deve estar esperando que um sapo como eu, ao mínimo venha lhe coaxar a janela, e eu, bem eu? Eu não teria nem coragem de olhá-la o rosto, os livros sempre ensinam que homens como eu, estão mais para os vilões, porem não sou um vilão! Sou apenas um covarde. Que não vivo á poesia que leio... Como? Sim! Já quis ser poeta sim! Porem desisti, a muito tempo atrás, quando ainda sonhava, hoje não! Eu agora sou adulto! Vivo a realidade. Realidade... Real... O que é real? UM: RELATIVO OU PERTENCENTE AO REI OU Á REALEZA; FAMILIA REAL; DOIS: QUE EXISTE DE FATO; VERDADEIRO;TRÊS: GENUINO; AUTENTICO; NÃO ARTIFICIAL; QUATRO: REALIDADE; CINCO: UNIDADE MONETARIA E MOEDA DO BRASIL DESDE PRIMEIRO DE JULHO DE MIL NOVECENTOS E NOVENTA E QUATRO. Mas eu tive uma filha, gostaria de conhece-la? Espere um pouco, (Procura entre os livros; acha um papel envelhecido e amassado, que foi lido muitas vezes) estava aqui á danada, mas pronto, posso lê-la para que você á conheça.

A casa está abandonada.

A casa esta com Portas e janelas arregaçadas.

Não tem vida dentro da casa.

Apenas um tapete vermelho

Velho e desbotado

Largado na entrada

Mas não recebe nada..

Sem mobília, desdentada.

Apenas uma brisa insistente!

Que hora vem, que hora vai, mais nada.

Não tem mais um som aquela casa.

Nem de festa, nem de desgraça.

Um mato grande cobre toda casa.

Casa descuidada e sem vida.

Largada e perdida.

Está meio tombada,

Caída para a direita,

Janelas aberta, injetadas, parada.

Parece que mais nada acontece na casa.

Não a mais nada.

E o ultimo morador Levou a chave.

Ninguém entra,

Ninguém sai.

Ruim não? Não precisa mentir! Eu sei que é ruim! E foi minha única filha. Filha feia de pai solteiro... (Pausa) filha única e feia. Não nasci para a poesia! isso foi o que me dizeram. O que você acha? Eu sou tolo por ter acreditado nos outros, acomodado por saber que seria fantasiosamente mais fácil? Eu acho que é por causa de minha covardia, é mais fácil apenas ler, que escrever poesias. É mais fácil ver o mundo que viver-lo, sempre vi o mundo em duas dimensões, sabe qual é o cheiro das rosas? Tem cheiro de papel. E o campo? O campo depois da chuva no fim de tarde com pássaros ao fundo, sabe que cheiro tem? Papel, e vai envelhecendo, é um cheiro que quanto mais tempo tem o livro mais cheiro de velho e mofado tem, e eu tenho cheiro de mofo! Eu estou mofado como os livros que cobrem as prateleiras desse quarto. Sem janelas por causa do sol, da chuva e do vento, me pergunto como é o cheiro da vida! Creio que é cheiro de papel mofado. E papel novo? Que cheiro tem? Eu já tenho ha tanto tempo estes Livros velhos, que não reconheceria o cheiro do papel recém saído da prensa?! Quantas coisas tenho eu para experimentar! Viver?! quanto tempo ainda me resta? Quanto tempo me falta?... Eu quero que encaixote tudo! Todos estes malditos amigos literários de que tenho em vista! Todos, que não fique nem um! Não siga ordens ou códigos para guardá-los, apenas os encaixote, o mais rápido que puder! Leve todas as caixas para o quintal e coloque sobre o piso de pedra, queime todos! Sim todos! Não quero que reste nem um! Deixe que o fogo espalhe pela casa e que incinere todo este mundo podre e mofado! Levo apenas um bloco de notas, essa caneta velha e... Minha filha única, minha única poesia... Deixo agora toda a poesia dos papéis! Deixo de ler a poesia para vivê-la. Adeus. (Sai)

Nenhum comentário:

Postar um comentário